Você já parou para pensar sobre quantas vezes você já acessou blogs, sites, vídeos em busca de uma solução rápida para perda de peso ou hipertrofia? Já tentou seguir essas dietas por algum tempo e se sentiu frustrado (a) porque não conseguiu dar continuidade?
Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém assim pode começar a ficar feliz, você não está sozinho (a) nesse mundo!
DIETA: PORQUÊ PARECE SER IMPOSSÍVEL CONCLUIR UMA?
Hoje em dia a tecnologia nos aproximou muito das informações. Parece mágica, basta digitar uma só palavra e pronto… você abre as portas para o conhecimento!
E quando essa palavrinha mágica é DIETA, você se depara com milhões de informações! E depois de horas e horas dedicadas à leitura, você chega à conclusão de que é IMPOSSÍVEL FAZER DIETA! Porque infelizmente as informações são muito contraditórias!
Dias depois você se vê novamente na frente do computador, mas agora com mais esperança.
E começa a nova busca… DIETA para perda de peso, DIETA para hipertrofia, DIETA para memória, DIETA para curtir o verão, DIETA para a balada, DIETA para quem nunca fez dieta, DIETA para arrumar emprego, DIETA para subir montanhas… e por aí vai. E novamente aparecem milhões de informações, e novamente muito contraditórias!
Sabe onde essa busca vai parar?
Em lugar nenhum!
Você pode até conseguir seguir algumas dessas dietas e ter um bom resultado a curto prazo, mas a médio e longo prazo posso afirmar que a maioria não manterá o resultado alcançado por muito tempo. Alguns abandonarão de vez a dieta e sentirão uma frustração incrível por não terem conseguido e outros vão novamente realizar novas buscas na esperança de encontrar algo mais fácil de ser seguido e… nem precisa dizer que se frustrarão novamente.
Eu sei disso porque há 20 anos de formação em Nutrição e atuando principalmente em consultórios e academias, pude acompanhar a evolução alimentar de muitos clientes e também as frustrações pelas recaídas durante as escolhas alimentares.
Se não é fácil seguir uma dieta com acompanhamento, individualizada, imagina só como é difícil seguir “dietas padrões”, veiculadas pelas mídias sociais.
Isso acontece porque não é fácil mudar rapidamente uma história alimentar, principalmente se essa história alimentar estiver recheada de sentimentos, de vínculos alimentares criados ao longo da vida.
COMO AS EMOÇÕES CONTRIBUEM COM SUA ESCOLHA ALIMENTAR
Vou te dar um exemplo de como nossas escolhas alimentares estão vinculadas com nosso emocional. Quem nunca recebeu um copo de água com açúcar ou uma bala ou doce, como recompensa por estar passando por algum momento difícil?
Quem nunca parou em uma padaria e, diante de uma torta ou doce, pensou: “hoje eu posso comer porque estou feliz”, ou “hoje eu mereço comer porque meu dia foi difícil”!
Você já passou por isso?
Viu como o emocional influencia nosso comportamento alimentar?
Quando meus clientes me questionam o “por quê” da dificuldade de manter um planejamento alimentar por longo tempo, sem recaídas, eu sempre respondo: porque é muito difícil mudar um comportamento alimentar onde já exista um vínculo emocional, e esse vínculo a gente estabelece desde o nascimento.
A primeira coisa que uma criança faz quando nasce é chorar e a segunda é mamar, daí pra frente não tem como ser diferente, se estamos felizes choramos de felicidade e comemos para comemorar, se estamos tristes choramos de tristeza e comemos para recompensar, enquanto estivermos vivos vamos agir assim.
Se esses vínculos forem negativos, ou seja, com base em recompensas alimentares para minimizar uma frustração, uma perda, ou talvez uma ausência, podemos criar uma situação onde o rompimento desse vínculo cause uma ansiedade tão grande que torna difícil para a pessoa iniciar a mudança.
Muitas vezes o medo de trazer à tona lembranças negativas faz com que, inconscientemente, a pessoa desista de mudar um comportamento alimentar e como consequência acontece o fracasso em atingir os objetivos.
Muitas vezes também, associado a esse vínculo negativo com o alimento, pode existir uma crença limitante que impede a mudança. Essa crença limitante diz respeito à “incapacidade de realizar a mudança” ou pior, “não ser merecedor da mudança”.
Pessoas com esse tipo de crença limitante são prisioneiras do fracasso, mas a BOA NOTÍCIA é que todos nós, sem exceção somos merecedores da libertação dessa crença limitante.
E sabe como posso te ajudar?
Conhecendo sua história, te apresentando histórias reais de clientes que passaram por todas essas situações e que pelo simples fato de terem acreditado na mudança e por descobrirem serem merecedoras dessa libertação hoje são muito felizes com os novos comportamentos alimentares e principalmente com o resultado que essa mudança trouxe para sua saúde e auto- estima.
Adoro OUVIR as histórias, ACREDITO no potencial que cada um de nós tem para realizar as mudanças e por isso me PROPONHO a te ajudar a descobrir esse novo caminho.
Já adianto para você que muitas vezes o caminho para a mudança é sinuoso, difícil de ser percorrido, mas também adianto que cada pequeno obstáculo vencido é uma grande vitória.
E a cada vitória vai nascendo o desejo de percorrer ainda mais o caminho até você descobrir que a mudança no comportamento alimentar é mais simples do que se imagina. Basta acreditar e dar o primeiro passo, buscando ajuda.
Mas veja bem, é preciso ter cuidado para não andar na contra mão! Já vou te explicar!
Como eu disse antes, a alimentação ganhou destaque na mídia e as informações estão cada vez mais próximas das pessoas. Isso seria excelente se as informações veiculadas não fossem tão contraditórias.
Nunca se viu, na história da Ciência da Nutrição, tantas “dietas milagrosas” e tantos alimentos “bandidos e mocinhos” ao mesmo tempo.
Nunca foi tão difícil escolher os alimentos.
Uma hora pode ovo, outra não, uma hora pode glúten, outra não, uma hora deve-se consumir muita proteína , e outra já não pode mais, uma hora o leite é necessário, na outra é vilão e precisa ser abolido, pode soja, melhor sem soja e por aí vai.
Convivemos com “pode” e “não pode” o tempo todo.
Então, o que fazer quando se vence o primeiro obstáculo que é o de aceitar a mudança e se depara com o segundo que é definir qual caminho percorrer?
Simples! Busque ajuda profissional! Busque ajuda de profissionais coerentes, que possuem justificativas para as prescrições com embasamento científico e acima de tudo com bom senso e experiência prática.
Tenha cuidado com “profissionais da moda”, que dançam conforme a música do momento, que baseiam suas prescrições em modismos alimentares, senão você vai percorrer seu caminho em círculos e no final das contas vai voltar pro mesmo lugar.
E depois de perceber a necessidade da mudança e buscar ajuda profissional, o que fazer?
Entregue-se! Entregue-se às mudanças, tenha coragem, como se fosse uma criança aprendendo a andar.
Você vai se levantar, cair, sentir desamparado em alguns momentos, mas acredite, você é capaz e merece a mudança.
Exponha suas dificuldades, medos, fraquezas. Não se sinta só, milhões de pessoas no mundo inteiro estão na mesma situação que você.
COMO COMEÇAR A MUDAR SEU COMPORTAMENTO ALIMENTAR HOJE
A diferença entre essas pessoas e muitas outras que conseguiram obter o sucesso na mudança de comportamento alimentar está na coragem de dar o primeiro passo.
Então, está esperando o que para dar o primeiro passo?
Nesse momento eu te convido a fazer parte desse mundo de mudanças. Eu te convido agora a dar o primeiro passo. Está na hora de você se reinventar, recriar sua história alimentar, sem mitos, sem tabus, sem modismos e principalmente sem medo do fracasso.
Conte-me sua história alimentar, o que te impede de seguir adiante e atingir seu objetivo?
Terei um enorme prazer em conhecer sua história e saber das suas dificuldades.
De repente podemos recriá-la ou reconduzi-la. Posso te ajudar mostrando a direção correta no caminho, sem risco de estar andando na contra mão!
Envie sugestões, faça comentários, pergunte-me, tire suas dúvidas, peça minha opinião.
Está na hora de você vivenciar a Nutrição sem Barreiras, porque nós somos as escolhas que fazemos e se fizermos as escolhas certas teremos com certeza a chave do SUCESSO!
Te vejo em breve!
Com carinho,
Cida Queiroga