PostOquenaopodefaltarnadieta

O que não pode faltar na sua DIETA para transformá-la na MELHOR DIETA que você já seguiu até hoje?

Durante muitos anos cuidando do planejamento alimentar dos meus clientes eu venho recebendo as mesmas perguntas sobre como seguir uma alimentação saudável. Mas uma delas é “campeã” e eu adoro ouvir: Cida, o que não pode faltar na minha DIETA?

image

Isso me soa como uma melodia (eu adoro música, toquei piano por muitos anos até começar a estudar Nutrição). A repetição, pra mim, nunca foi ruim porque quando se toca um instrumento se aprende a repetir. Repetir cada nota até aprender toda a partitura. E depois ainda é preciso praticar, o que nada mais é do que a repetição, até que a melodia entre na alma para ser tocada com emoção. Isso é fantástico!

Acredito que por ter desenvolvido essa percepção da importância da repetição eu não me canso de ouvir a mesma pergunta há anos. Pelo contrário, a repetição dessa pergunta me inspirou a refletir sobre o que existe de tão importante nela que mesmo sendo ouvida há anos ela ainda é tão atual.

Antes de responder à pergunta sobre o que não pode faltar na sua dieta, vou fazer uma breve reflexão sobre a palavra DIETA, já que é a que mais tenho escutado nos últimos 20 anos.

 

MAS AFINAL, O QUE É DIETA?

A palavra DIETA tem origem no latim diaeta que significa “MODO DE VIDA”. Veja que maravilha! MODO DE VIDA!

Segundo o Guia Dietético para Americanos (Dietary Guidelines for Americans, 2010), DIETA é a combinação de alimentos e bebidas que fornecem energia e nutrientes e constituem um completo consumo dietético do indivíduo, em média, ao longo do tempo. Esse conceito tem tudo a ver com MODO DE VIDA!

Mas, para minha surpresa, encontrei um significado no dicionário Aurélio que diz: DIETA é o regime METÓDICO na alimentação, é a ABSTENÇÃO de alguns ou de todos os alimentos, GERALMENTE em caso de DOENÇA.

Ufa, e agora? Você pode estar confuso (a) porque são significados que praticamente se contradizem. Mas vamos lá… Pra entender a resposta que vou te dar sobre a pergunta (“o que não pode faltar na minha DIETA?”) precisamos deixar claro o que significa DIETA.

A definição do Dicionário Aurélio é muito clara, apesar de assustadora, porque se trata de CASOS ESPECÍFICOS de pessoas que têm algum COMPROMETIMENTO NA SAÚDE e que a abstenção de determinados alimentos contribuirá para o SUCESSO NO TRATAMENTO.

O problema é que a interpretação equivocada desse conceito levou a palavra DIETA a se transformar em algo ruim, um ato punitivo, não prazeroso para a maioria das pessoas saudáveis.

Em se tratando de pessoas saudáveis eu fico com a origem da palavra. DIETA para mim é MODO DE VIDA sim! São as escolhas alimentares que fazemos e que vão definir claramente nosso modo de vida.

As escolhas alimentares se referem aos alimentos que estão presentes na sua DIETA mas que tem o objetivo de NUTRIR seu corpo com SUBSTÂNCIAS que vão favorecer a sua saúde. Essas substâncias são proteínas, carboidratos, gorduras (sim, precisamos delas!), vitaminas e minerais, fibras e água.

Na minha opinião, fazer DIETA significa NUTRIR o corpo e promover a saúde. Essa definição sugere que a ingestão dos alimentos envolve muito mais do que a escolha do que comer, mas inclui nessa escolha o amor, a satisfação e o prazer ao comer. E quando falamos de amor, satisfação e prazer estamos nos reportando ao MODO DE VIDA que queremos ter!

Então, por que algumas pessoas escolhem fazer DIETAS metódicas para perder peso, escolhem abster-se de alguns ou todos os alimentos mesmo sem ter restrições alimentares?

 

A resposta é simples, algumas pessoas tem pressa nos resultados e na pressa preferem escolher um conceito que não se aplica à suas realidades e não se preocupam com as consequências que essas escolhas vão acarretar na sua saúde.

É um MODO DE VIDA deturpado! É juntar dois conceitos diferentes de uma palavra e achar que o resultado vai ser fantástico e que o NOSSO CORPO que é uma máquina perfeita vai aceitar e vai se “moldar” ao “novo equivocado”.

GRANDE ERRO! Nosso corpo é uma máquina perfeita sim, mas como tal precisa ser cuidado com todo o zelo e carinho. Assim como uma máquina que não recebe manutenção adequada, uma hora nosso corpo pode se rebelar e parar de funcionar adequadamente, aí pode ser tarde para reparos! Pense nisso!

 

ENTENDENDO A DIETA PERFEITA

Agora que já temos claro o que é DIETA, e espero que tenha ficado claro que DIETA não é abstenção de alimentos e sim ESCOLHAS ADEQUADAS, vamos à resposta para a famosa pergunta: “Cida, o que não pode faltar na minha dieta”?
A resposta nada mais é do que COMIDA!!!!! Isso mesmo, precisamos de COMIDA no nosso prato para termos saúde!

 

image

 

A DIETA PERFEITA é a dieta alimentar balanceada (ou equilibrada) que contém a quantidade adequada de ALIMENTOS necessários para garantir o fornecimento de todos os nutrientes (substâncias) que precisamos para manter nosso corpo em perfeito funcionamento.

Ela deve seguir às leis da alimentação ditadas por Pedro Escudero*: ela deve ser SUFICIENTE para assegurar as necessidades energéticas; COMPLETA para assegurar os requerimentos nutricionais; HARMÔNICA de modo que os diferentes nutrientes tenham uma relação correta entre si e ADEQUADA à situação biológica do indivíduo.

E aí eu te afirmo: é IMPOSSÍVEL conseguir NUTRIR seu corpo SEM SE ALIMENTAR!

Por isso dietas restritivas em calorias, para facilitar a perda de peso de forma rápida, vão DESNUTRIR seu organismo provocando alterações metabólicas muitas vezes irreparáveis!

 

image

Então, pense nisso antes de começar uma nova dieta com 500 Kcal, dieta sem carboidrato, dieta da batata doce e frango, dieta líquida, dieta sem isso ou aquilo porque tá proibido ou porque emagrece mais rápido…

O segredo é você buscar NAS ESCOLHAS ALIMENTARES o SEU MODO DE VIDA, a SUA DIETA! Buscar o que te dá prazer e acima de tudo o que vai permitir preservar a sua essência alimentar, a sua história, a sua emoção ao ingerir alimentos que o(a) remetem a momentos felizes!

As dietas podem ser modificadas e adaptadas com diferentes objetivos, de acordo com as necessidades nutricionais ou restrições alimentares de cada um… Mas somente após avaliação das NECESSIDADES INDIVIDUAIS, e não porque você conhece alguém que está seguindo a dieta tal e está tendo excelentes resultados. CUIDADO! Nem tudo que é bom para você é bom para o outro e vice-versa.

Eu ACREDITO que “Nós somos o que nós sentimos”. E o que sentimos influenciam em 100% as nossas escolhas alimentares.

Não é fácil tomar a decisão de COMER quando se quer perder peso, eu sei disso! O medo de ir contra o que a maioria segue muitas vezes nos impede de avançar. Muitas vezes somos desviados pela influência da mídia ou até mesmo de pessoas perto de você!

Não estou querendo incentivá-lo(la) a comer tudo que encontrar pela frente, não é isso! Estou mostrando que para ter um corpo saudável nós precisamos nos cuidar e esse cuidado envolve emoção e ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE!

Não desista, faça a SUA DIETA colocando COMIDA SAUDÁVEL no prato, e se alimente! Se for difícil dar o primeiro passo, faça como se estivesse aprendendo a tocar um instrumento, tenha paciência, repita várias vezes e quando menos esperar você vai sentir seu corpo mais leve, como uma melodia suave que nasce quando se toca com emoção.

Então… está esperando o que para começar? Vamos fazer a verdadeira DIETA? Vamos escolher O SEU MODO DE VIDA SAUDÁVEL? Que tal começar a praticar saúde como se aprende a tocar um instrumento?

Conte-me sua história! Gostaria muito de ajudá-lo(la) a escolher o caminho para a SUA verdadeira DIETA. Envie seus comentários, ficarei muito feliz em poder fazer parte dessa caminhada com você!

Beijos,

com carinho,

Cida Queiroga

* (Pedro Escudero foi um médico argentino que introduziu o estudo da nutrição nas escolas de medicina em 1937)

 

 

Gostou? Então ajude a espalhar esta mensagem por aí!